terça-feira, 26 de outubro de 2010

CURIOSIDADES

POSTADO POR ERMINDO SILVA

PROBLEMAS AMBIENTAIS

A utilização de embalagens plásticas é um dos grandes problemas ambientais que obstruem redes de drenagem, sedimentam-se no fundo dos rios, retardam a biodigestão nos aterros sanitários e poluem os oceanos comprometendo a vida marinha. Creio que é hora de adotar de forma firme e definitiva os pPrincípios ambientais do “Poluidor-Pagador” ou do “Gerador-Pagador”.

Consumimos milhões de litros de água mineral, refrigerantes e tantos outros produtos que geram outros tantos milhões de embalagens despejadas nas ruas, rios, florestas e oceanos. A utilização de embalagens produzidas a partir de polímeros não imputa aos geradores ou fabricantes (Coca-Cola, Pepsi, Ambev, etc.) pagamento qualquer pelos passivos ambientais gerados  nem são cobrados os custos ou lhe são taribuídas responsabilidades pelo tratamento ou recolhimento para reciclagem.






RECICLAGEM (DE POLIMEROS DE ADIÇAO:POLIETILENO :GARRAFAS)‏


 À primeira vista, muitas pessoas perguntaram se dava para sentar, desconfiando de sua resistência. O bacana dessa peça é que ela é, sim, funcional e agüenta o peso de um adulto muito bem.



O IMPACTO NO MEIO AMBIENTE

O isopor é um produto sintético proveniente do petróleo e deriva da natureza, tal como o vidro, a cerâmica e os metais.
Na natureza o isopor leva 150 anos para ser degradado, conforme estimativas. Na natureza, pelotas de isopor são confundidas com organismos marinhos, como o plástico, e ingeridas por cetáceos e peixes, afetando-lhes o sistema digestivo.

Hoje já temos várias formas de reciclar o poliestireno expandido, também conhecido como Isopor .  



UTILIDADES NA ECONOMIA


O projeto foi elaborado por José Alcino Alano e família, em Tubarão/SC. A idéia é contribuir com a preservação do meio ambiente, criando uma solução prática e econômica para que materiais como as garrafas PET e as caixas Tetra Pak, ambas difíceis de se decomporem na natureza, sejam reciclados e tragam mais conforto a famílias de baixa renda.


 

 




3 comentários: